![]() |
Foto: Reprodução Facebook CM Santo Anastácio |
A operação ocorreu no KM 591, na praça de pedágio do município de Presidente Bernardes e contou com policiais fortemente armados, além do apoio de cães.
Na ocasião, de acordo com os fiscais da Artesp, a apreensão foi realizada porque ‘os veículos que levavam alunos para as faculdades de Presidente Prudente, estavam circulando e praticando cobrança individual por passageiro sem autorização do órgão’.
Esta semana o vereador Bruno Lozzi (PSOL), encaminhou requerimento solicitando uma reformulação nas exigências da ARTESP em relação à documentação exigida pela Agência, para com as empresas de transporte universitário de Santo Anastácio e região.
O requerimento foi direcionado ao Diretor Geral da ARTESP, Giovanni Pengue Filho e ao Governador do Estado, Geraldo Alckmin.
Para o Vereador, a logística material e o contingente policial no dia da operação, foram demasiados, já que a situação envolvia adolescentes universitários.
O que Bruno ressalta é que os ônibus estavam em estado de conservação adequados, atendendo às especificações legais, com documentações, autorizações e alvarás até para trafegarem a países limítrofes e os motoristas devidamente habilitados. “A operação justificaria somente a autuação por não portarem a referida autorização da Artesp, mas não a apreensão dos veículos como ocorreu”, enfatiza.
Ele salienta ainda que os ônibus apreendidos de Santo Anastácio além de perfeito estado de conservação, têm reputação ilibada há décadas no transporte universitário. “Nossos ônibus possuem cinto de segurança, não viajam acima da capacidade de usuário e ninguém é transportado em pé, ou seja, não colocam jamais, o lucro, acima da segurança e do bem estar humano, muito diferente do que ocorre com empresa particular que circula diariamente pela mesma Rodovia, praticando cobrança individual por passageiro, em transporte intermunicipal.
Ele sugere que este tipo de fiscalização ocorra nos próprios municípios antes do horário de aula, evitando que os estudantes percam atividades, provas e palestras e os motoristas se reorganizam.
O documento também foi encaminhado às Câmara de Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, ao Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente, ao Campus da Uniesp em Presidente Prudente, ao Campus da Unesp em Presidente Prudente e à Unoeste, solicitando apoio.
Por Susana Bertolucci - Da Assessoria Câmara Municipal Santo Anastácio-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário