quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Vereador pede intensificação nas campanhas contra dengue, chikungunya, Zika vírus e leishmaniose visceral

Foto: Reprodução Facebook CM Santo Anastácio

Não é de hoje que existem campanhas de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre amarela, Zika, chikungunya e leishmaniose visceral. Porém, o vereador Dida Leite (PT), encaminhou Indicações a Secretaria Municipal de Saúde pedindo intensificação nas campanhas de conscientização contra esses mosquitinhos responsáveis pela transmissão de doenças bem sérias, e potencialmente letais à população.

Ele sugere que as ações em Santo Anastácio sejam mensais, envolvendo todos os setores da municipalidade, da rede municipal, estadual e particular de ensino e da sociedade civil.

Graças às campanhas de conscientização, todo mundo sabe como combater o mosquito aedes egypti e ainda assim, todo ano, são registrados casos de dengue no município. Já, com o mosquito palha, transmissor da leishmaniose, ainda há muitas dúvidas. Parte da população acredita que a doença é transmitida pelo cachorro.
“É necessário um esforço concentrado de todos os cidadãos e do poder público na luta contra esses mosquitos. Está chegando o calor e o velho inimigo dá de novo as caras”, declarou o vereador. “Além disso, em um momento de crise que estamos atravessando, com a possível diminuição nos futuros repasses por parte do Governo Federal, haverá menos recursos para a Prefeitura Municipal aplicar nas ações de combate ao mosquito, então nada mais justo do que chamar os anastacianos para mais essa batalha”, conclui.

OS MOSQUITOS
Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas) e não conseguem viver em regiões frias. As fêmeas do aedes e do palha, costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

Por Susana Bertolucci - Da Assessoria Câmara Municipal Santo Anastácio-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário