![]() | |
Fotos: Reprodução Facebook CM Santo Anastácio ![]() |
Essa semana a vereadora Drª Ana Helena Issa (PPS), encaminhou questionamento ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Everson Uip, perguntando por qual motivo o Programa VIVA LEITE deixou de ser alimentado no site pela Assistência Social de cada Município, passando a vir uma lista diretamente da esfera estadual com o nome dos contemplados, através do CadÚnico.
Segundo Ana, este tipo de cadastro dificulta a inclusão de novas crianças.
Para ela, o cadastro das crianças para o Programa VIVA LEITE, deve ser diretamente realizado nos Postos das Estratégias de Saúde da Família – ESFs.
Ela relata que em Santo Anastácio essa nova realidade atrapalhou muito este cadastro. “Pela informação que recebi, desde a mudança em março de 2017 nenhuma nova criança foi contemplada. Dessa forma, ao invés de descomplicar e ajudar quem realmente necessita, poderão ocorrer injustiças sociais e algumas famílias que precisam, acabam não recebendo o leite”, adverte.
Ana aconselha a toda a comunidade a atualização do cadastro do CadÚnico, pois também outras assistências sociais, como Bolsa Família são baseados nestes dados.
OS PROGRAMAS
O CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais, é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. É constituído por uma base de dados que pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas auxiliando o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.
O Projeto VIVA LEITE - é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1999, distribui anualmente 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias em todo o estado. Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Na Capital, idosos acima de 60 anos também podem se cadastrar no projeto.
Por Susana Bertolucci - Da Assessoria Câmara Municipal Santo Anastácio-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário