Desde setembro de 2014, quando a campanha Setembro Amarelo foi criada, o Brasil inteiro se mobiliza a fim de chamar atenção à prevenção do suicídio, que se tornou problema de saúde pública. As campanhas acontecem neste mês no país, porque o dia 10 é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Ela tem como objetivo promover eventos que abordem e abram espaço para este assunto, alertar a população da importância, além de incentivar a busca por ajuda.
Como relata a psicóloga Karla Klein, “a questão do suicídio é muito importante e ela tem sido cada vez mais trabalhada pelo fato desses números estarem vindo à tona. Então o que acontece é que muitas vezes esses casos não chegam até o consultório do psicólogo. E por isso, trabalhar a conscientização da população é essencial”. Números oficiais afirmam que 32 brasileiros se matam por dia e que a cada dez mortes, nove poderiam ser evitadas. Por isso a importância da conscientização.
Karla deixou também um alerta de como perceber se alguém próximo a você tem os sintomas. “Em geral, quando a pessoa chega a tentar o suicídio, ela já esgotou muitas outras formas de lidar com os seus problemas. Então são essas formas que a gente vai enxergando como sinais. Às vezes os pais precisam estar atentos às buscas que os filhos fazem na internet, as falas como ‘Não vejo sentido na vida’, ‘Para mim não vale mais a pena viver’. Coisas desse tipo devem ser levadas a sério. A gente deve investigar porque muitas vezes, são as falas que essas pessoas fazem que vão dando esse alerta. Muitas vezes nós vamos deixando passar pensando que é fase, que a pessoa está deprimida, que é falta de motivação na vida. Mas pode ser também um conjunto de sintomas que está aparecendo ali”, alerta a psicóloga Karla Klein.
A psicóloga explicou ainda que o tratamento não se resume apenas a psicoterapia, mas também psiquiatria, já que é necessário saber se a pessoa em questão precisa tomar medicamentos, quais são e fazer acompanhamento. Os dois profissionais trabalham juntos em busca da cura das diversas patologias que possam levar ao suicídio.
Para maiores informações, entre no site do CVV — Centro de Valorização da Vida, uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Você pode ser um voluntário ou pode ligar e conversar através do 141.
O Blog Anastácio Agora apoia o Setembro Amarelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário