![]() |
Foto enviada ao blog Anastácio Agora |
Um princípio de incêndio foi registrado em um supermercado em Santo Anastácio nesta segunda-feira (13). As válvulas de segurança de dois botijões de GLP, do tipo P13, ou de 13 quilos, como é popularmente conhecido, foram superaquecidas e iniciou um vazamento, em que começaram as chamas. Este tipo de botijão não pode ser usado em comércio ou indústria, segundo o Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido em decorrência dos fatos.
Conforme o capitão Alex Brito, do Corpo de Bombeiros, o uso do botijão de 13 quilos é permitido somente no âmbito residencial e não pode ser utilizado em comércio ou indústria. “O GLP é permitido, porém, deve ser por meio de central de gás [com botijões maiores], com tubulação, com laudos e documentações específicas, o que não tinha lá”, explicou o oficial.
Outra situação constatada pelo Corpo de Bombeiros é de que o estabelecimento não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Chamas
A contenção das chamas foi feita em aproximadamente dez minutos, conforme destacou o capitão. “Graças a uma ação e um atendimento rápidos”, declarou. Após extinguir o fogo, os agentes ainda trabalharam por cerca de uma hora para que o local fosse deixado em segurança, não só pelo Corpo de Bombeiros, como também pelas polícias Militar e Civil.
O oficial explicou que “botijões têm uma válvula de segurança que, quando aumenta a pressão devido a um superaquecimento, derretem e fazem com que vazem para, assim, evitar a explosão”. “Então, teve esse superaquecimento dessa válvula de segurança, ela derreteu e começou a pegar fogo no vazamento dos dois botijões”, disse.
Foram registrados danos na área da padaria, que tem entre 70 e 100 metros quadrados, dois fornos de fazer pão, uma batedeira industrial e em três prateleiras de armazenamento de pão.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário