quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Capoeirista representa Santo Anastácio em Mundial





Com determinação, esperança, amor ao esporte e orgulho de representar sua cidade, Adriano Nascimento Caetano, o conhecido Professor Curió, embarcou na última segunda-feira 21/08 acompanhado de esposa e filho para a capital do Ceará, a cidade de Fortaleza. Onde de 24 a 26 acontece o Campeonato Mundial de Capoeira organizado pelo grupo Muzenza. 

Esta é a nona edição do evento que terá a participação de centenas de atletas de todo o mundo, para Adriano, estar num evento como este é aprender a cada minuto. “Para mim é um honra representar Santo Anastácio, cidade onde aprendi e desenvolvo meu trabalho, estar aqui é aprender a cada minuto, os grandes nomes atuais e da história de nosso esporte genuinamente brasileiro se fazem presente aqui”, o professor ressaltou a importância de estar acompanhado da família, “família é nossa estrutura, nosso apoio, a presença de minha esposa e filho me encoraja a dar ainda mais o meu melhor na roda”. 

Além do campeonato, o momento contará ainda com cursos e cerimônia de graduação (formatura), onde Adriano Curió receberá a última faixa do grau de professor (terceiro grau), “Venho trabalhando muito em todos esses anos, receber esta corda, participar desta formatura é a celebração de mais um estágio dentro da carreira, dedico a minha família, meus alunos e a todos que me ajudaram a chegar até aqui” finalizou. 

Atualmente, ‘Curió’ ensina capoeira as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais desenvolvidos por prefeituras nas cidades de Santo Anastácio e Piquerobi, tendo ainda uma turma de adultos (particular) e ainda desenvolve o projeto Capoterapia, atendendo a terceira idade, tendo mais de 200 alunos num total. Adriano começou a praticar o esporte em 1995, neste ano completou no dia 22 de Maio, 22 anos de pura dedicação, colecionando muitos prêmios seja como atleta competidor ou técnico, sempre supervisionado pelos mestres Busca Longe de São Paulo capital e Burguês do Rio de Janeiro. Nós, anastacianos nos sentimos orgulhosos e desejamos boa sorte ao atleta. 

Grupo Muzenza: 
O Grupo Muzenza de Capoeira, foi fundado em 5 de maio de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como seu fundador, Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), oriundo do grupo Capoarte de Obaluaê, do Mestre Mintirinha (Luís Américo da Silva). Em outubro de 1975, chega a Curitiba – Paraná – Mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio de Janeiro, decide fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no Sul do Brasil, implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras. 

Mais de 15.000 alunos, já passaram pelo Grupo Muzenza de Curitiba, e hoje o Grupo se faz presente em 26 estados brasileiros, e 43 países, tornado-se assim o maior do mundo, buscando sempre os fundamentos e as raízes da capoeira através de muita pesquisa. Historia: Dá-se o nome de Capoeira, a um jogo de destreza que tem as suas origens “remotas” em Angola. Era antes uma forma de luta muito valiosa na defesa da liberdade de fato ou de direito do negro liberto, mas tanto a repressão policial quanto as novas condições sociais fizeram com que, à cerca de cem anos, se tornasse finalmente um jogo, uma vadiação entre amigos. 

Com esse caráter inocente, a capoeira permanece em todos os estados do Brasil. Tratava-se de um combate singular em que os “moleques de Sinhá”, apenas demonstravam sua capacidade de ataque e defesa sem, contudo, atingir efetivamente os oponentes. Foi durante a escravidão que o jogo de Angola começou a crescer e chegou à maioridade no Brasil. 

A capoeira é um esporte que promove, além dos benefícios da atividade física e mental, a divulgação da arte e das raízes culturais brasileiras, responsável por inúmeros benefícios sociais, físicos, terapêuticos para quem a pratica. 

Por Rodrigo Cordeiro 
MTB 74.681/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário